10 coisas que só os Gamers das antigas vão lembrar

Esse post é para o pessoal que vivenciou sua infância entre a década de 80 e 90, eu mesmo nasci em 1988, logo vivenciei as etapas SNES e Mega Drive e depois N64 e Playstation 1. O mais engraçado é que eu nunca escolhia o vídeo game que ia ganhar, minha mãe quem sempre comprava e por coincidência sempre tive o console “diferentão”, que em ordem cronológica foram o Mega Drive e o Nintendo 64.

Abaixo uma lista de coisas que só se você  viveu nessa época vai lembrar:

1 – Assoprar Fitas / Cruzar os dedos para o jogo rodar

ps1 intro

Essa Imagem era um alívio para todos

Quem nunca assoprou aquela fita de Snes que chega saiu poeira? Ou limpou o CD piratinha de PS1 na pia do banheiro depois secou na camisa (e até virou o PSONE 90 graus) para facilitar que o jogo rodasse (isso se estendeu para o PS2 e Dreamcast também)

2 – Fliperama

fliperama

Na minha infância qualquer 1 real nesse lugar fazia o meu dia

Ahhh os fliperamas (aqui em Goiás era comumente chamado de Taito), eram um tempo de adoração aos games, foi lá que eu conheci um vídeo game pela primeira vez (tinha um do lado de quase todos os colégios não é mesmo? hahaha), lembro-me que o pessoal matava tanta aula para ir no fliperama que foram implantadas leis que impediam crianças uniformizadas de frequentar os mesmos… bons tempos.

3 – Revistas de Games

revistas de games

Saudade dos “detonados”

Quem nunca comprou a revista Gamers? E a Nintendo World? Adorava as revistas que tinham “lista de golpes” e “truques” também. Ainda tenho algumas na minha coleção particular e vocês?

4 – A primeira vez que viu o “3D”

mario 64

“Here we goooo”

Lembro-me quando eu era um pirralho indo para a casa da minha tia, desci do ônibus e ao lado tinha um fliperama, olhei de canto de olho e vi o Mario 64 rodando, meu deus, minha vida nunca mais foi a mesma hahaha

RELACIONADO  Injustice 2 - Confiram Vídeo de Arlequina e Pistoleiro

5 – Jogos de Luta

street fighter alpha 2

“Ah não mano, Akuma é apelação…”

Como os Arcades fazem falta… hoje em dia estamos vendo uma renovação dos games de luta com a volta de um Mortal Kombat decente e o Street Fighter fazendo campeonatos cada vez mais profissionais. Como os Crossovers marcaram a infância de muita gente.

6 – Co-op Local

final fight

Nego sempre brigava pra quem escolhia o Guy

Isso é um habito que tento manter até hoje, gosto muito de jogar um jogo “com a pessoa do lado”. Bomberman, Street Fighter, Top Gear, Final Fight, Streets of Rage, Tartarugas Ninjas, Sunset Riders (vulgo “Cowboyzinho”)… a lista é grande, sinto falta desses multiplayer legais e locais hoje em dia.

7 – Dificuldade e falta de save

ninja gaiden

Esse ninja já tirou o sono de muita gente

Ok… temos Dark Souls e afins, mas antigamente a coisa era osso… quem nunca penou para zerar um Mega man, um Ninja Gaiden ou Revenge of Shinobi que atire a primeira pedra, isso vem melhorando desde a era 32/64 bits, mas na 16 a gente ainda penava.

8 – Boatos

mortal kombat perfect

Nunca zerei em perder nenhum round 🙁

“Ahh se zerar Mortal Kombat sem perder nenhum round joga com o cara do Toasty”, “Se zerar street fighter 2 sem perder joga contra um demônio” (esse boato foi tão forte que ele acabou se tornando realidade com o Akuma) e por aí vai… quem nunca espalhou um desses que atire a primeira pedra.

9 – Caderno de dicas e password

password

Esse password era um dos maiores….

O mundo ainda não era tão digital assim, quem não tinha aquele caderninho meio amassado ali no canto, onde se anotava passwords, dicas, fatalitys, golpes dos jogos de luta e tal… sim, eu seu que isso tinha em revistas e etc. Mas eu não era tão abastado assim a ponto de comprar muitas.

RELACIONADO  Terceira Edição da Gamejam Goiana - Vamos fazer jogos juntos!

PS: era engraçado anotar aqueles passwords que não eram números e letras, tipo “melancia, melancia, banana” hahaha

10 – Memória afetiva

resident evi l2

“Caramba, na minha cabeça era mais bonito”

Esse tem um detalhe, você tem que ter vivido aquela época, visto altos jogos que a sua imaginação contribuiu muitos % para que ele ficasse legal. Guarde essas lembranças por alguns anos, visite novamente aquele jogo e TCHARAM! Você vai ver que alguns jogos que vc achava “só a massa”, eram realmente umas verdadeiras porcarias. Alguns jogos se mantem bons ainda mas os gráficos assustam (sinto isso ao jogar Driver 2 e ver o povo na rua hahaha, Resident Evil 1 também manda lembranças).

Espero que tenham gostado desta lista de fã para fã. Fiquem ligados no nosso site, redes sociais e claro, no Youtube! Abraços.

Share This Post

About Author: Amauri

Nerd, marido, empreendedor, programador e editor de vídeo... Fundei o nona nota com o intuito de levar uma visão diferente da cultura pop, por que portais de notícias já temos o suficiente não é mesmo? Jabá: Visite o site da minha empresa http://estudiobyte.com.br/