Super Nintendo Confira 20 jogos imperdíveis do console

No mês de agosto celebramos o aniversário de um velho amigo de muitos que nos acompanham, sim, o SNES. O Super Nintendo foi um vídeo game bem popular nos anos 90 e muitos de nós lembramos dele com carinho.

E para comemorar seus 25 anos de existência confira abaixo:

20 Jogos imperdíveis de Super Nintendo

(segundo o nosso gosto :p )

TOP GEAR

top gear

Meio complicado começar esta lista sem ser com este jogo não é mesmo? Top Gear conquistou uma legião de fãs no Brasil. Curiosidade: ele não foi um jogo tão popular assim em outros países.

SUNSET RIDERS (Vulgo Cowboyzinho)

Sunset_Riders_(USA)-3

Neste jogo você assume o papel de um pistoleiro e bota os bandidos pra correr. As falas dos chefes de fim de fase são excepcionais para a época! “-Burry me with my money” e muitas outras ecoam por nossas cabeças até hoje. E pula por cima dos touros correndo pra não morrer rapaz. (PS: só eu preferia o mexicano?)

Bomberman 4 e 5

bomberman 5

Quem nunca jogou Bomberman horas a fio com os amigos… Eu até hoje de tempos faço campeonatos de Bomberman 5 na minha casa com os meus amigos. O vício chegou a um ponto que a minha esposa zerou a campanha comigo 🙂

Metal Warriors

metal warriors

Um dos jogos artes mais lindas de todos, na introdução aparece uma nave e uma pessoa ligando o Mecha por dentro… chego a me arrepiar de lembrar desta cena. Além de conter uma campanha com dificuldade elevada seu multiplayer faz valer sua aparição na lista. Além de ter robôs com as mais variadas habilidades: lentos, ágeis, que voam, grudam na parede… o quesito habilidade pode ajudar a vencer os amigos.

Mario Kart

mario kart

Apesar de ser um jogo simples, seus gráficos “3D” impressionavam bastante. Da época que o Donkey Kong ainda era o gorila do jogo de NES do mario. Bem divertido e caso enjoe das corridas convencionais, tem o modo de batalha para “estourar os balões” do adversário.

Rock And Roll Racing

rock n roll racing

Ah, esse jogo me introduziu ao mundo do heavy metal. Com músicas icônicas desde Paranoid a Highway star esse jogo não se sobressai apenas pela música. Trazendo uma corrida em visão isométrica, seus gráficos inovadores, upgrades bacanas, carros e pistas variados fizeram deste jogo da Blizzard (SIM, Overwatch, WOW, Hearthstone e afins…) marcou época.

RELACIONADO  Um Texto Sobre Anos Incríveis

Começando a sessão “jogos de briga de rua”:

Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time

Teen mutant ninja turtles - Turtles in time

O vulgo “tartarugas ninja” era um jogo sensacional. Arremessar os inimigos na tela nunca foi tão divertido. A versão para arcade tinha quatro controles e quem não tinha tanta grana para comprar fichas acabava se divertindo em casa (fui um desses).

Final Fight 2 e 3

Final fight 3

Não cito o primeiro aqui na lista pois ele era um jogo um tanto quanto “travado” que teve um remake sensacional para GBA que recomendo. O Final Fight que mais joguei foi o 3 onde todo mundo brigava para ver quem escolheria o Guy. O legal é que a Capcom criou um “universo” neste jogo com a franquia Street Fighter sendo que alguns personagens famosos dos jogos mais recente de SF saíram daqui como o Rolento, Guy, Sodom, dentre outros.

Wild Guns

Wild Guns

Um jogo de faroeste mais aos moldes arcade, onde você mirava e movia seu personagem em um ambiente side-scrolling atirando nos inimigos ao fundo. Neste “faroeste steampunk” você encontrará uma infinidade de inimigos inusitados inclusive robôs. O game tem uma dificuldade um tanto quanto alta e recentemente ganhou um remake para PS4 (ou podemos chamar de port por não ter tantas novidades assim).

The Legend of Zelda: A Link to the Past

Legend_of_Zelda,_The_-_A_Link_to_the_Past_(USA)-15

Ahhh Zelda <3 Uma franquia que tem milhares, se não milhões de fãs fiéis pelo mundo. Neste jogo você assume o papel de Link (sim, Zelda é a princesa por favor…) e explora calabouços enfrentando criaturas místicas e resolvendo enigmas MUITO bem elaborados. Imperdível para qualquer fã de Games.

Goof & Trop

Goof Troop snes

O vulgo “Pateta e Max” é um jogo que pode parecer meio simplista mas não se engane. Com puzzles muito bem elaborados e dificuldade na medida esse jogo pode render HORAS de diversão. O legal é o modo cooperativo dois jogadores, onde um tem que ajudar o outro a resolver os enigmas.

Curiosidade: este jogo foi desenvolvido por Shinji Mikami, criador do nada mais nada menos que Resident Evil. Tá explicado os Puzzles…

RELACIONADO  Pokémon Sun e Moon novidades sobre as Alola Forms

Mega Man

megaman x

“Ele é ferro e fogo.. Megaman!”, quem nunca acordou cedo num sábado para ouvir esta música. Megaman é um jogo de aventura muito famoso e fez sucesso no SNES, dois destaques dentre os vários jogos do robô azul são: Megaman e Forte (Rockman & Bass) e Megaman X.

Os gráficos de Megaman & Forte sinceramente são de impressionar qualquer um. Já em Megaman X contamos com um easter egg onde o protagonista aprende a magia Hadouken.

Street Fighter (a franquia completa)

street_fighter_ii_-_the_world_warrior

Street Fighter 2 é um dos games mais icônicos do gênero luta nos 16 bits. Em suas milhares de versões, a World Warriors é a mais legal por trazer mais personagens que a versão original. Para quem nunca viu, vale conferir a versão Alpha 2 lançada para SNES. Apesar de inferior a de arcade ela diverte bastante.

Mortal Kombat Ultimate 3

Mortal Kombat Ultimate 3 snes

A franquia Mortal Kombat tem muitos jogos para 16bits, mas assim como em Street Fighter a versão ultimate se destaca. Trazendo inúmeros personagens (alguns até com mais de uma versão como Sub-zero). Quem nunca passou raiva no motaro apelão… ou até mesmo não jogou aquele “joguinho de nave” secreto qua o jogo tinha. Bons tempos em que crianças jogavam jogos ULTRA VIOLENTOS.

Killer Instinct

Killer Instinct

Fechando o trio de games de luta imperdíveis do SNES chegamos a Killer Stinct. Com seu cartuchão preto imponente esse jogo da rareware fez a alegria de muita gente. Com personagens bem marcantes (meu favorito era o Sabrewulf) muitos jogadores só escolhiam o Cinder e apertavam pra frente + Y. A trilha sonora desse game é um show a parte.

Contra 3: The Alien Wars

Contra 3 The Alien Wars

um jogo para poucos zerarem. Com dificuldade elevadíssima, muita gente perdeu os cabelos de raiva desse jogo. Ele era o “Rambo vc alienígenas” da konami, com um estilo um tanto quanto similar a Sunsetriders, que era da mesma empresa. Haviam alumas fazes especiais onde a visão era por cima, o que era bem revolucionário para a época.

Castlevania

Castlevania

Se Symphony of the Night é o ápice de Castlevania nos Games, os jogos de SNES foram a bola jogada para o alto para a versão PSX cortar. Pela primeira vez podemos matar vampiros, lobisomens e afins com gráficos tão bonitos. Mais um jogo para o hall da fama dos jogos difíceis. Vale a pena conferir.

RELACIONADO  Prince of Persia: The Sands of Time de Graça!

Star Fox

Star Fox

Um jogo MEGA INOVADOR para a época. Foi necessário de um chip de processamento extra no cartucho para que esse jogo fosse fabricado. Nele você pilota uma nave em um ambiente 3D que era bem a lá star wars. Star Fox é adorado por muitos (assim como eu) mas peca por ser um jogo relativamente curto. Provavelmente pelo apelo visual. Os personagens do jogo são bem carismáticos o que faz você ter mais vontade ainda de terminar a campanha do game.

Chrono Trigger

Chrono Trigger

Com a incrível arte de Akira Toryiama (criador de Dragon ball) esse jogo era um dos melhores RPGs (se não o melhor) da geração 16 bits. Com múltiplos finais, viagem no tempo, personagem extremamente carismáticos e batalhas dinâmicas este game simplesmente marcou época. Na lista de muita gente Chrono Trigger está em primeiro lugar.

Super Metroid

Super Metroid

Na minha opinião o melhor jogo do Super Nintendo. Com trilha sonora envolvente, gráficos fenomenais, finais extras, chefões mais do que emblemáticos e muito, muito mais. Super Metroid foi pioneiro no gênero exploração por trazer uma mecânica onde o mapa não é linear. Você tem que ir e voltar explorando o mapa, e em alguns momentos você terá um item que lhe concederá acesso a uma nova área que antes não era acessível. Um clássico obrigatório para todo fã de games da geração 16bits.

Calma, sabemos que tem mais jogos….

Claro que faltaram alguns games nesta lista como os Star Wars, Blackthorne, Desert e Urban Strike e por aí vai… a lista é grande (tem o super punch out, animaniacs… são muitos mesmo…). Na sua opinião qual game que marcou você ficou de fora? Deixe aí nos comentários para quem sabe espicharmos a lista, ou quem sabe fazer uma parte 2.

E vamos assoprar fitas!

Share This Post

About Author: Amauri

Nerd, marido, empreendedor, programador e editor de vídeo... Fundei o nona nota com o intuito de levar uma visão diferente da cultura pop, por que portais de notícias já temos o suficiente não é mesmo? Jabá: Visite o site da minha empresa http://estudiobyte.com.br/

  • Ricardo Nemoto

    Menção honrosa para Death and Return of Superman!

  • jonatanfroes

    Bateu aquela bad aqui… nostalgia total.

    Senti falta do super star soccer